terça-feira, 20 de novembro de 2007

Para IBGE, taxa de desemprego é a menor do ano

26/10/2007 10:26:51

A expansão dos investimentos começou a reduzir o desemprego no país. Todos os setores da economia criaram mais vagas entre agosto e setembro, conforme apurou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão divulgou ontem que 9% da População Economicamente Ativa (PEA) das principais capitais estavam desocupados em setembro. É o menor nível de desemprego do ano e o mais baixo para esse mês. Em agosto, a desocupação atingira 9,5% da PEA, a mesma taxa de julho.

- Os investimentos (que têm crescido a dois dígitos) se espalharam com mais firmeza para o mercado de trabalho. A queda da taxa de juros é um entre alguns fatores que estão se traduzindo neste momento nos empregos - avaliou o coordenador da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo.

A construção civil foi o setor que mais aumentou a criação de postos de trabalho no mês passado: 3,2%. O emprego cresceu 2,4% nos serviços e 1,1% na indústria, também apenas entre agosto e setembro. No grupo educação, serviços de saúde e administração pública, houve aumento de 1,8% das vagas. Não houve diferença significativa no total de empregos do subsetor comércio, que inicia a abertura de vagas para o Natal agora em outubro.

- O setor de construção responde mais rapidamente aos investimentos. O governo anunciou recentemente uma série de medidas de incentivo ao setor, inclusive desoneração de impostos - destacou o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Corseuil.