domingo, 11 de novembro de 2007

OCDE: grau universitário protege contra desemprego

19/09/2007

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico demonstra que os riscos de desemprego para os com formação universitária se manteve constante, porém aumentou para os menos qualificados.

Fica cada vez mais estreita a correspondência entre grau de instrução e sucesso no mercado de trabalho. Isto é o que demonstra o estudo Educação num golpe de olhos, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira (18/09). Quanto mais longa a participação no sistema de ensino, maior a probabilidade de encontrar emprego, e portanto mais elevadas as perspectivas salariais.

Em 2005, na Alemanha, a taxa de ocupação entre pessoas de 25 a 34 anos com formação universitária era de 83% (a média dos países-membros da OCDE era de 84%). Entre os que concluíram uma escola profissionalizante ou do sistema dual, a percentagem dos que encontram emprego foi de 78%. Para os que possuíam apenas o grau secundário mais básico (Hauptschule ou Realschule) completo ou não, a quota de emprego chegou a ser 30% inferior à dos graduados.